Etiquetas para Roupas

Etiquetas de Roupas

+55 11 2291-0237 | vendas@etiquetasbrasil.com.br
Faça seu orçamento on-line

Normas Técnicas

 

Normas Técnicas- Guia de Etiquetagem

 

Em um mercado cheio de informações sobre materiais, cores e composições o ramo de Confecções, mais especificamente etiquetas para roupas,  além de demonstrar a marca e produtos de qualidade tem por obrigação segundo o Inmetro trazer detalhes sobre a composição e materiais formadores daquela peça.

 Essa obrigatoriedade tem por objetivo não deixar os consumidores de mãos atadas sobre a forma correta de utilizar aquele material trazendo assim garantias de uma melhor usuabilidade do mesmo.

 Essa informações envolvem a a porcentagem de composição da peça, por exemplo (60% algodão e 40% Poliéster) compondo u interior de 100%, bem como as regras com relação a lavagem, repondendo questões como: Qual tipo de lavagem pode ser utilizada? Qual o tipo de secagem?, Devo usar sabão neutro? entre outras questões.

 

1) Informações Obrigatórias

As indicações obrigatórias devem ser de maneira clara e permanente. O indicativo é considerado permanente quando, ao se aplicar os procedimentos de limpeza e conservação recomendados pelo fabricante do produto têxtil, não desbota, não se solta, não se dissolve, não é removido facilmente e acompanha o produto durante toda sua vida útil.

 Na elaboração da etiqueta é obrigatório a utilização de letras e números com, no mínimo, 2mm de altura. Isso resulta em indicações nítidas, uniformes, legíveis e claramente visíveis.

 As informações fornecidas não poderão ser contraditórias entre si e deverão ser, necessariamente, em português.

 

2) País de Origem

 

O nome do país é obrigatório e deve ser feito na língua do país de consumo. A designação apenas do bloco econômico (Mercosul; Comunidade Européia), ou da bandeira do país, não é suficiente e não será aceita.

3) Composição Têxtil

 

 Os nomes corretos e aceitos das fibras ou filamentos têxteis são os que constam do anexo A do regulamento técnico. Veja regulamento do site do Inmetro ou do Ipem-SP

 Como Informar:

 


 Nome da fibra ou filamento acompanhado do percentual, em ordem decrescente.

Produtos cuja composição têxtil seja de difícil determinação poderão ter a indicação como‘‘COMPOSIÇÃO NÃO DETERMINADA’’ ou ‘‘FIBRAS DIVERSAS’’. Para confecções compostas de duas ou mais partes diferenciadas, a composição das fibras têxteis deverá ser indicada sem separado, identificando cada uma delas.

A indicação não é obrigatória caso parte representante, individualmente, menos de 30% da massa total do produto, exceção feita ao forro, cuja indicação da composição é sempre obrigatória.

IMPORTANTE: Nunca indique as fibras por suas marcas comerciais ou nomes de partes não têxteis, tais como nylon, popeline, lycra, javanesa, rayon, lurex, helanca, strech, couro, pvc, etc.

 

4) Tratamento e Cuidados de Conservação

 

As informações sobre tratamento e cuidados para a conservação são obrigatórias e devem estar de acordo com a norma ISO 3758:2005 As informações poderão ser indicadas por símbolos, textos ou ambos, ficando a opção a cargo do responsável pelo produto.

 

É obrigatório informar sobre os seguintes processos:

 

 

 Ordem: 

1. Lavagem / 2. Alvejamento / 3. Secagem / 4. Passadoria / 5. Limpeza Profissional

 

4) Secagem e Limpeza

 

4.1) Secagem a Tambor / Secagem Natural

 

A informação sobre secagem a tambor é obrigatória e o seu símbolo deve ser posicionado dentre os cincos símbolos de cuidado.

O símbolo secagem natural, quando necessário, deverá ser posicionado abaixo dos símbolos normalizados.

 4.2) Limpeza à Seco / Limpeza à Úmido
 
A informação sobre limpeza a seco também é obrigatória e o seu símbolo deve ser posicionado dentre os cincos símbolos de cuidado.

O símbolo de limpeza a úmido, quando necessário, deve ser posicionado abaixo do símbolo de limpeza a seco.


 
4.3) Tamanho dos Simbolos de Cuidado de Conservação
 

Os símbolos relativos ao tratamento e cuidados para a conservação deverão estar inscritos num quadrado imaginário de, no mínimo 16 mm² de área, ter igual destaque, serem facilmente legíveis e claramente visíveis.
 
 
4.4: Conservação do Produto como um Todo
 
 
Importante: Para determinar a melhor forma de conservar o produto, este deverá ser submetido a análise laboratorial, pois vários aspectos influenciam na escolha dos processos de conservação, como a composição têxtil, estrutura de tecido, acabamento, estampas, outras partes agregadas, entre outros. Portanto não existe nenhuma fórmula ou tabela que indique diretamente a conservação específica de cada artigo.
 
5) Indicação de Tamanhos e Dimensões
 
 
Exemplo:
 
 

Para a indicar a dimensão de produtos tais como roupas de cama, mesa, banho e outros, é obrigatório o uso das unidades legais do SI - Sistema Internacional de Unidades. As indicações devem atender, também, ao Regulamento Técnico Metrológico aprovado pela Portaria Inmetro nº 157/2002, ou o que estiver em vigor. Esta regulamentação estabelece critérios e exigências para indicação destas informações.

 
6) Fiscalização:
 

O Inmetro possui diversos agentes que todos os dias visitam confeções com a finalidade de descobrir alguma infração sobre a falta das informações acima citadas.

 Devido a essa fiscalização e respeito aos consumidores, disponibilizamos gratuitamente manuais que visam cooperar com a sua atividade.

 

Downloads:

 

 1) simbolos-de-lavagem (PDF)

2) Regulamento-Técnico-sobre-Etiquetagem (PDF)

3) Guia de Etiquetagem Personalizado (PDF)


Rua Brigadeiro Machado. 226 - Brás
São Paulo / SP - CEP 03050-050
Fone: (11) 2291-0237
Fax: (11) 2291-0044

Lazuli Studio